sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DIA MUNDIAL DO ROTARY - 23 DE FEVEREIRO

Na reunião ordinária do dia 22 de fevereiro de 2011, o companheiro EGD - José Florentino de Souza Araújo proferiu palestra alusiva ao Dia Mundial do Rotary. 
Com eloqüência e desenvoltura  ele discorreu sobre o Rotary Internacional - de 1905 até nossos dias: seu nascimento; fases; dificuldades; crescimento; expansão e fortalecimento.
Contou uma pequena e breve história da Instituição chamada Rotary que no dia seguinte (23), completaria 106 anos. 
O Rotary, disse ele, nasceu em fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, fruto da criação de um homem extraordinário chamado Paul Harris e três amigos que acreditaram nele, amavam a humanidade e em especial - às crianças. Paul Harris casou em 1910 com Jean, uma moça de família escocesa. Não tiveram filhos e por isso adotaram o Rotary, através do qual perpetuaram os seus nomes por toda a face da Terra.
Continua discorrendo sobre a trajetória do Rotary durante esses 106 anos, dizendo sobre às conquistas, às dificuldades e                   a sobrevivência do seu ideal em momentos de turbulências como a segunda Guerra Mundial. Diante de tudo isso, faz uma análise da Instituição nessa nova fase da humanidade. Lembra que estamos no século XXI, vivendo sem dúvida, a época mais agitada da História da Humanidade. Grandes mudanças atingem todos os seguimentos da sociedade e nos surpreendem pela velocidade e amplitude dessas transformações. E continua dizendo que é hora de repensar nosso comportamento como rotarianos, e, colocar entusiasmo, conhecimento e nossa experiência profissional a serviço de Rotary, apesar de todas as dificuldades.
E prossegue: Nesses anos todos de vida rotária, alguns dados são interessantes: em 1905, eram 04 os rotarianos. Foram quatro férteis sementes que geraram em todo o planeta, segundo as últimas estatísticas mais de 1.200.000 companheiros.
O Rotary de Dracena fundado em 1954 manteve em seu quadro social a média de 32 companheiros até a gestão 2001/2002. Na atual, gestão, com o presidente Valdemir, o Rotary de Dracena tem 41 sócios representativos e três honorários.   
E termina dizendo: Há centenas de anos uma planta encanta a humanidade, pela sua beleza e pelo desafio de cultivá-la. Com suas flores incomuns e o mistério que a cerca, é uma das plantas mais admiradas no mundo. "A orquídea". O advento da mulher em Rotary, em 1989, representou e representa esse encantamento, essa beleza e autenticidade e o mesmo desafio para cultivá-la em prol do crescimento de nossa Instituição. Às mulheres são a energia que nos faltava para o fortalecimento ainda maior do trabalho rotário, a fim de completar o sonho de Paul Harris.
Como a orquídea, a mulher, representada pela companheira Célia Brandani e futura Presidente, é uma flor que encanta e desafia. A presença sempre marcante das companheiras em nossas reuniões, simboliza o perfume de nossos jardins que adornam o trabalho rotário, nesses 106 anos, essa orquídea representa uma justa homenagem a mulher rotariana, que homenageamos hoje na pessoa da companheira Célia.

PARABÉNS A VOCÊ - ROTARY INTERNATIONAL    
    
  
  1. e

Nenhum comentário:

Postar um comentário