terça-feira, 14 de junho de 2011

FAPIDRA - O Rotary Clube e a Feira Agropecuária e Industrial de Dracena

A FAPIDRA – Feira Agropecuária e Industrial de Dracena é considerada uma das maiores festas do Oeste Paulista. O evento é realizado todos os anos com o objetivo de divulgar as atividades produtivas da região, no comércio, na agricultura e na prestação de serviços. O acontecimento é aguardado com expectativa pela população pelos atrativos que oferece além das oportunidades de negócios: Parque de diversões; barracas populares; restaurantes; rodeio e provas de animais; shows com artistas de renome e espaço para o “footing”.
A ideia de se organizar uma festa desse porte surgiu na década de sessenta, inspirada no modelo de algumas exposições já existentes em algumas cidades, como: Tupi Paulista, Araçatuba de e São José do Rio Preto. Vários rotarianos da época fizeram parte desse projeto. A primeira reunião oficial para tratar do assunto foi realizada na Casa da Lavoura no dia 03 de agosto de 1967. O encontro foi presidido pelo Delegado Agrícola, Dr. Cyro de Lara e dentre os presentes estavam os seguintes rotarianos: Aldo Leopoldo Rosseto; Amos Lenotti; Amélio Fabrão Fabro; Linneu Rubens de Carvalho Ferreira; Edgard Nogueirol; Anésio Toniolo e Florindo Tabachi.
A reunião resultou na definição de uma comissão que teve como Presidente o rotariano Dr. Aldo Leopoldo Rosseto e como integrantes, os companheiros: Arthur Pagnozzi, Linneu Rubens de Carvalho Ferreira, Anésio Toniolo e Manoel Orlando Toniolo entre outros. Após a regularização burocrática de praxe, a primeira Feira Agropecuária e Industrial de Dracena foi realizada nos dias 03 a 10 de dezembro de 1967, no recinto da ABD – Associação Bancária de Dracena.
O resultado financeiro da feira gerou em torno de Cr$19.800,00 (dezenove mil e oitocentos cruzeiros), valores da época. Como a primeira exposição tinha sido “em toque de caixa”, sem um planejamento ainda definitivo, não havia ainda uma constituição jurídica do evento; razão pela qual esses valores ficaram nas mãos do Linneu, Jacir Costa e Arthur Pagnozzi. No dia 02 de agosto de 1968 foi realizada uma reunião da comissão organizadora com o intuito de encontrar uma destinação para a referida verba.  A decisão unânime girou em torno da aquisição de um terreno onde funcionavam três Olarias. O dinheiro foi doado para o Sindicato Rural Patronal de Dracena que como entidade constituída adquiriu o referido terreno localizado às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, com acesso à Avenida Alcides Chacon Couto e Rua Fortaleza no Bairro Metrópole, área que até hoje é realizado o evento.
A 2ª Feira Agropecuária e Industrial de Dracena ocorreu de 01 a 09 de setembro de 1970, já no recinto próprio e utilizando pela primeira vez a sigla: FAPIDRA.
Em 1984 o local recebeu o nome do Dr. Aldo Leopoldo Rosseto, em homenagem ao Primeiro Presidente do Sindicato Rural, que com dinamismo e determinação deixou o seu nome marcado na história da cidade, tendo sido o nono Presidente do Rotary Club de Dracena, ano rotário 1961/1962, vereador, provedor da Santa Casa e Presidente do Sindicato Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário